Quando O Ladrão de Raios foi lançado nos cinemas em 2010, o que muitos esperavam era assistir uma boa adaptação do livro do qual tanto gostaram. No entanto, não foi isso que aconteceu, sendo considerado como uma das piores adaptações cinematográficas até hoje. O que se esperava do lançamento deste segundo filme, três anos depois, é que não seguisse a linha mal adaptada do anterior. É com muita alegria de telespectadora, leitora e também de fã, que posso dizer que O Mar de Monstros não seguiu essa linha e se saiu muito bem.

É preciso deixar claro que tentar restaurar a essência de uma história que foi completamente alterada não é um trabalho fácil. Acredito que o diretor fez um trabalho magnífico quanto a isso, procurando voltar as páginas do livro. Não é fácil, para nenhum diretor, colocar mais de duzentas páginas em um filme de uma hora e meia. Obviamente, alguns detalhes tiveram de ser omitidos. Mas sinceramente, isso é compreensível. Somente os fãs seriam capazes de assistir uma sessão de cinco horas ou mais, só para ter um filme fiel ao livro. Porém, Hollywood não vive de fãs. O filme é dirigido a todos, aos fãs, aqueles que leram ou não leram o livro. Partindo desse ponto de vista e sabendo que nenhuma adaptação é completamente fiel, por esse motivo recebe o nome de adaptação, achei O Mar de Monstros um ótimo filme. 

Contando com cenas de piadas "olimpianas" até o comum drama, o segundo filme da série não deixou a desejar. Apesar de ser voltado para um público mais adolescente, me surpreendi ao ver um enorme número de crianças na sala de cinema e só encontrar sessões dubladas. 


Os efeitos são bons, nada que surpreenda muito. Mas que, de uma forma ou de outra, se encaixam muito bem no filme, dando vida aos personagens de Rick Riordan. Faltou uma trilha sonora marcante, como Hedwigs Theme para Harry Potter e The Battle para As Crônicas de Nárnia. Não entendam mal, a trilha é boa, mas nada que deixe a marca Percy Jackson na cabeça das pessoas ao escutá-las. 

O final ficou ótimo, deixando um gostinho de "quero mais" ou "aguardem os próximos capítulos". Ao que tudo indica, teremos muito em breve uma adaptação do terceiro livro da série, A Maldição do Titã. Se O Mar de Monstros conseguiu se superar apesar dos pesares, acredito que A Maldição do Titã tem todo o potencial para ser o melhor de todos. 

Adoro o elenco principal, logo, só tenho elogios guardados. Amei as cenas de comédia, principalmente a do "táxi de Nova York", também gostei muito de Tyson. Apesar de terem pronunciado Thalia como "Thália", isso não me incomodou muito, pelo menos não mudaram o nome da personagem. 

Resumindo, Percy Jackson e O Mar de Monstros é o filme que marca a volta dos semi-deuses do Acampamento Meio-Sangue às telonas mundiais. Vale a pena assistir, tenha lido os livros ou não! 

4 Comentários

  1. Ai, ainda não acredito que não vi o filme :( Mas não passa dessa semana, tenho certeza que irei gostar :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma lerda e ainda não li nenhum dos livros, mas como gostei do primeiro filme tenho certeza que adorarei o livro, ainda mais porque poderei dizer vários ' nossa, então é assim que acontece de verdade' agora o segundo filme eu vi no cinema e amei também kk Enfim, preciso ler agora.

    www.taliesinperdido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não vi esse segundo filme, mas o primeiro é com certeza um dos piores que já vi - não pela infidelidade, porque considero Cinema e Literatura linguagens bastante distintas para que uma esteja submissa à outra, mas pela ausência total de um enredo decente, personagens superficiais, apresentação infantil e incontáveis defeitos especiais. A única coisa que, para mim, salva o filme de um completo desastre é o Logan Lerman, realmente um bom ator. Também não tinha expectativas quanto a O Mar de Monstros (que considero o pior livro da série), mas, pelos seus elogios, vale dar uma conferida depois. :)
    Obs.: Sim, sei que esta postagem já é antiga, mas só fui lê-la agora. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raaaaafa, nem acredito que você comentou!
      Sim, o primeiro é péssimo. Mas foi o filme que me fez ler o livro, então não pode deixar de ficar um tanto agradecida. O Mar de Monstros é bom, mas não tem como seguir uma linha completamente fiel e muitos fãs parecem não aceitar isso. Sinceramente, prefiro a segunda parte da série, Os Heróis do Olimpo. Se puder, assista!
      Obrigada pelo comentário e adorei sua foto!

      Excluir