LIVROS X ESTUDOS: 5 dicas para não deixar de ler!

by - sexta-feira, maio 19, 2017

É consenso que férias são maravilhosas. Um ótimo ritmo de leitura, muitos livros lidos por mês. Porém, segundo o dito popular, todo que é bom dura pouco e as aulas retornam para interromper tudo isso. Desde que entrei na faculdade, tenho que ler o dobro do que lia antes: não somente os livros da minha listinha, mas também as leituras obrigatórias da faculdade. É bem complicado, mas tenho tentado e aprendido a lidar com esse conflito. Não quero abrir mão de meus livros e cheguei a seguinte conclusão: não precisamos deixar a literatura de lado, só precisamos aprender a encaixá-la em nossas rotinas.

A base do problema se encontra no fato de que só queremos ler quando não há nada que nos impeça de ler - nas férias, por exemplo. Se a faculdade é um motivo para você não ler, então, futuramente, tudo será uma pedra no caminho de suas leituras até o ponto em que você, simplesmente, não lerá mais. E aí, como ficam as leituras? Como ficam os livros empoeirados que começam a amarelar? Dói pensar assim? Talvez um pouquinho, mas não deixa de ser verdade.

É com isso em mente que venho compartilhar com vocês algumas dicas que tem dado certo para mim. Estamos no meio de Maio e estou em mês de provas/trabalho, ainda sim, estou iniciando minha quarta leitura do mês e meu vigésimo primeiro livro do ano. Posso te garantir que não é bruxaria nenhuma, cola comigo que eu vou te contar tudinho!

1 - Já percebeu quanto tempo você passa no celular? 
Se é para começar bem, vamos direto ao calcanhar de aquiles de muitos. Quantas horas você passa no celular por dia? Quanto tempo você passa vagando no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social? Passamos muito tempo fazendo o famoso "vários nada" e mexendo no celular, vendo coisas que podem ser vistas depois - pois, continuarão lá. Use o tempo em que você está de bobeira no celular para ler um livro - e deixe o celular longe ou sem wifi. O celular vibrando com novas mensagens serve de distração e instiga nossa curiosidade.

2 - Não leia calhamaços. 
Se a sua vida é muito atarefada, procure o prazer da leitura em livros pequenos. Livros com muitas páginas, por mais maravilhosos que possam ser, podem desestimular a leitura caso apresentemos muito progresso, além de podermos esquecer a história. Portanto, procure livros pequenos que sejam do seu interesse e de fácil leitura, o que nos leva a próxima dica.

3 - O tal livro de bolso.
Carregue sempre um livro com você. Sendo ele pequeno, ocupa pouco espaço e não pesa na bolsa/mochila. É sempre bom ter um livro escondido na manga, nunca sabemos quando teremos um tempinho para ler. Tenho um livro de mais ou menos 100 páginas que carrego comigo todos os dias. Quando chego cedo na faculdade, aproveito para ler um pouquinho e tem me ajudado bastante.

4 - Trace metas realísticas.
Às vezes traçamos metas de leitura que simplesmente não condizem com nossa realidade, mas queremos cumpri-las não importa o que aconteça. Não faça isso. Se você é chegado a metas, assim como eu, procure traçá-las de forma que você consiga alcançá-las, para não ficar frustrado. Suas metas podem ser mensais, semestres ou anuais. O importante é que sejam realísticas e você consiga cumpri-las. Não tenha pressa!

5 - Desculpas não colam. 
Pare de arranjar desculpas para si mesmo. Você pode ler sim, basta ver de que forma a leitura se encaixa melhor na sua rotina. Encontre uma hora ideal - antes de dormir, assim que acorda, por exemplo - e viaje nas páginas de um livro, só não deixe que tudo na vida se torne um empecilho para você não ler. Lembre-se que a literatura é um favor que você faz a si mesmo.

Espero ter ajudado você, leitor, e te deixado com vontade e pegar aquele livro que há muito tempo espera para ser lido. Para terminar, gravem e levem para a vida a frase do poeta russo e ganhador do prêmio Nobel, Joseph Brodsky:
Existem crimes piores do que queimar livros. Um deles é não os ler. 

You May Also Like

3 pessoas devoraram

  1. Amei o post! Estou com esse problema de conciliar as leitiras e a faculdade :/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu adorei as dicas, estou no meu segundo ano de faculdade e já começo a sentir dificuldades em alinhar as duas coisas, mas agora vou tentar aplicar essas dicas. Obrigada ☺
    https://byangelaserrano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dicas simplesmente maravilhosas. Algumas já aplico, e quero muito que nesse ano eu leia muito mais que ano passado!

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir