CONHECENDO A FUNDAÇÃO CASA JORGE AMADO, Salvador (BA)
No Carnaval de 2017, fui à Salvador, capital da Bahia. Estando lá, o que eu mais queria, como toda pessoa apaixonada por literatura - em especial, a brasileira -, era conhecer a Fundação Casa Jorge Amado. Localizada no coração do Pelourinho, a fundação em homenagem ao consagrado escritor baiano é tranquila e bastante convidativa. Para os interessados em literatura, é um passeio super recomendável e agradável.
É necessário pagar R$5 (valor de Fevereiro/2017) para entrar. A casa tem três andares, com dois acessíveis ao público. No dia em que fui, a fachada principal estava em obras, portanto, o acesso para a fundação se dava pela lateral. Sei que, em determinados dias, é possível fazer visita guiada. Porém, não foi o meu caso. Sendo assim, optei por começar pelo segundo andar.
No segundo andar, temos a vida e a obra de Jorge Amado. Nas paredes, seus livros são apresentados por ordem cronológica, com breve explicações sobre a vida de Amado, pequenas menções à história do Brasil no então período, e por vezes, o processo de escrita do autor. As capas dos livros também são mostradas.
Algumas obras estão expostas em seu formato físico e em diversas edições, tendo um espaço dedicado até mesmo às edições internacionais de suas obras - Jorge Amado em japonês à alemão. É também no segundo andar que o visitante pode se sentir um pouquinho mais próximo de Jorge Amado, já que é lá que a máquina de escrever usada pelo mesmo está exposta.
Além disso, as grandes janelas do segundo andar dão ao visitante uma visão magnífica do Pelourinho! É um lugar ótimo para tirar fotos em dia de sol. A primeira foto deste post foi tirada lá.
No térreo, é onde fica o Café-Teatro Zélia Gattai, um café super aconchegante e com uma pequena exposição sobre Zélia Gattai, esposa de Jorge Amado e também escritora. É bem legal conhecer um pouquinho mais da relação dos dois.
Fora o café, há também uma lojinha com produtos relacionados ao universo amadiano e a cultura do estado da Bahia. Não somente livros, mas também camisas, bonés, chinelos, etc. Quanto aos livros, achei o preço um pouco salgado. Sai mais barato comprar por lojas virtuais ou pesquisar em livrarias físicas. No entanto, se você quiser ajudar a instituição a se manter, é válido comprar por lá.
Ainda no térreo, temos algumas citações do escritor espalhadas - inclusive, uma sobre o Pelourinho e seu valor histórico. Gostei bastante da ideia e acho que ficou bem legal, reflete bem as ideias do autor quanto ao local, além do valor que o mesmo dava à cultura da Bahia.
Saí da Fundação com vontade de ler mais Amado, pois até então só havia lido Capitães de Areia. Em suma, é um passeio bastante agradável e rápido, levando em conta que são somente dois andares. Vale muito mais do que o valor de entrada, além de estar ajudando a cultura de nosso país a se manter por mais tempo. Recomendo a todos os apaixonados por literatura a darem uma passada por lá caso estejam de visita à Salvador!
Em todos os cantos da Fundação, há a seguinte frase: se for de paz, pode entrar. Pois então, se for de paz, vá visitar e se apaixonar um pouquinho mais pelo escritor mais Amado de todos.
LOCAL: Largo do Pelourinho, Salvador - BA
FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta, de 10h às 18h. Sábado, 10h às 16h.
1 pessoas devoraram
Realmente um lugar pequeno, porém aconchegante. Muito legal ver como as ideias para um livro iam surgindo na cabeça de Amado. Vale a visita.
ResponderExcluir