Com Pipoca: Die Welle (A Onda)

Die Welle (A Onda, traduzido para português) é um filme alemão produzido em 2008 e baseado em fatos reais. Como adoro história e um dos meus assuntos favoritos é ditadura e as guerras mundiais, A Onda era um must-see para mim. O fato de ser alemão só cooperava, já que adoro a história do país e tinha pouco conhecimento sobre sua indústria cinematográfica. Agora pretendo assistir vários filmes alemães e quem sabe eu não poste sobre cada um deles aqui? 

Rainer Wegner é um professor comum do Ensino Médio e por conta de um projeto escolar de uma semana, ele tem de ensinar seus alunos sobre autocracia. Vendo o desinteresse do grupo de alunos, ele propõe um método de ensino diferenciado, mais vívido, chamado de Die Welle. Rainer explica na prática os efeitos e o que forma uma ditadura, o que acaba levando seus alunos longe demais.

Estava com vontade de assistir esse filme desde o ano passado, quando pesquisei um pouco mais sobre o cinema alemão e vi que parte dele era voltado para histórias da Segunda Guerra. Die Welle chamou minha atenção por ter um contexto diferente, apesar de abordar uma ditadura e nos tempos de hoje.

O filme é bom do início ao fim, sendo separado entre os sete dias da semana. Mesmo para quem não entende alemão, não se preocupe, tem como assistir com legendas em português! O que eu gostei mais ainda no filme foi o modo com que abordaram o ponto de vista do alemão dos dias de hoje em relação à autocracia. Aquele alemão que não aguenta mais falar do III Reich, que não acredita ser possível criar uma nova ditadora, que ainda zomba da Alemanha Oriental e Ocidental. É um ponto de vista que sempre acreditei que eles tivessem, mas que foi muito bem evidenciado no filme.

Além disso, toda história é baseada em fatos reais. Se não me engano, existe até mesmo um livro sobre isso.  Ou seja, não é extremamente fictício. Apesar desse caso ter ocorrido na Califórnia, a história tornou-se muito mais real e interessante se passando na Alemanha.

Para os interessados no cinema alemão, na língua alemã, na história da Segunda Guerra, é o filme certo para assistir nesse final de semana.

Share:

4 pessoas devoraram

  1. Oiê!!!

    Passando para dizer que indiquei seu blog para uma TAG no meu... (:

    Beijos!! Boas leituras, sempre!!

    http://escrev-arte.blogspot.com.br/2013/05/tag-3-11-coisas.html

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência... minha professora falou nesse filme hoje rsrs.

    Já está aqui anotado para ver em breve!

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  3. Opa curto muito filmes assim vou anotar pra ver esse, eu gosto muito de filmes de outra nacionalidade geralmente só vemos os americanos né, tá eu não vejo mais os asiáticos hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar desse filme, mas acabou que me esqueci dele, relembrando agora devido ao seu post. Gostei!

    http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir