Resenha: 1Q84 - Haruki Murakami

by - quarta-feira, janeiro 23, 2013


"Não se deixe enganar pelas aparências. A realidade é sempre única."

Haruki Murakami era um nome comum para mim. Mesmo sabendo que se tratava de um dos melhores escritores de todo o Japão, nunca pensei em procurar por alguma obra dele em livrarias brasileiras. Para minha surpresa, encontrei mais de uma obra lançada no Brasil e isso foi o suficiente para começar a pesquisar mais. 

1Q84 é o segundo de muitos livros nipônicos que pretendo ler futuramente. O modo com que o autor desenvolve duas histórias aparentemente paralelas e depois as une como uma quebra-cabeças de poucas peças é esplêndido. Segundo outras resenhas, típicos de Murakami. Haruki Murakami é como um pintor que revela os segredos escondidos na obra antes de apresentá-la.

A história se passa no ano de 1984 na tão movimentada Tóquio, dois anos após o combate armado entre policiais e revolucionárias de Ikebono. Tengo é um escritor, embora nunca tenha lançado nenhum de seus romances. Quando aceitar reescrever a obra de uma misteriosa garota de dezessete anos, vê sua vida dando um adeus à tranquilidade. Enquanto isso, Aomame esconde sua real profissão de assassina. Quando fica presa em uma via expressa, o taxista lhe oferece uma estranha opção para sair dali. Não podendo se atrasar para seu compromisso, ela aceita e acaba indo parar em 1Q84. Um mundo com duas luas, obscuras seitas religiosas e o Povo Pequenino. Quem são eles? Qual a relação com o livro que Tengo está reescrevendo? Como Aomame foi parar lá? O que essas seitas escondem? 

Perguntas até então sem respostas que Murakami nos permitiu analisar enquanto o segundo livro da triologia não sai do forno. Bem escrito e elaborado, já estou me corroendo de curiosidade para o que estar por vir. 

You May Also Like

3 pessoas devoraram

  1. Olá , posso conversar melhor com você ? também tenho um blog literario , me manda uma resposta por favor.

    Uchihamagic963@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou com muita vontade de ler esse livro parece muito bom mesmo ....

    To seguindo seu blog e puder siga o meu também :

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    Bjos e parabéns pela resenha !!!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, essa resenha me deixou arrepio! Rs... Fiquei com muita vontade de letícia ess livro. Depois que tiver lido, volto aqui pra um comentário!

    ResponderExcluir