A fama do pop sul coreano não durará por muito tempo, muito menos sua onda pelo mundo. A base da onda coreana é o público internacional, pois as vendas físicas são baixíssimas e tem outros fatores que interferem também. No entanto, não pretendo falar deles por enquanto (por enquanto, viu?). Este é um post em que pretendo apresentar aos interessados aqueles grupos asiáticos que podem decolar futuramente e que merecem receber mais atenção. 

JPM (Taiwan) 

JPM - Never Give Up

Fui apresentada a esse grupo alguns meses atrás (valeu, Miho!) e não me arrependo de ter pesquisado mais, pois valeu muito a pena descobrir novas músicas do trio. As coreografias são tão boas e as músicas simplesmente grudam na cabeça. JPM é um grupo taiwanês, já tem dois álbuns lançados e creio que vale muito a pena dar uma parada só para escutá-los (assistam os vídeos também, caiam de amores pelas coreografias). 

Candy Mafia (Tailândia)

Candy Mafia - Honey Honey

Tenho minhas duvidas se o pop tailandês tem chances de receber mais atenção no mercado musical, mas seria uma boa. Como posso dizer? Seria um sucesso diversificado, um idioma novo a ser apresentado e apreciado pelos admiradores. Candy Mafia é um grupo formado por cinco meninas. O grupo tem uma história bem engraçada na minha opinião. Eram originalmente quatro garotas e elas conseguiram um contrato após participar de competições covers. Elas ganharam o primeiro lugar em uma competição de danças de K-pop e depois disso, receberam treinamento pois "não estavam aos pés dos coreanos". Elas debutaram em 2010 e foram bem criticadas por não existir variedade na música. Alguns meses depois se tornaram cinco e finalmente conseguiram chamar a atenção no país natal. Apesar dos passos pequenos, elas tem conseguido aumentar o seu número de fãs na Ásia. As meninas estão todas na faixa dos dezesseis anos e vale a pena conferir! 

Weather Girls (Japão/Taiwan)

Weather Girls - Koi no Tenki Yohou

Ok, esse grupo eu realmente espero que ganhe mais e mais reconhecimento. Estou acompanhando o Weather Girls antes mesmo de lançarem o primeiro single e as adoro. Desejo todo o sucesso do mundo para elas. Se você fala inglês e entendeu o nome do grupo deve estar pensando: "Garotas do tempo? Não tinha algo mais original?". Mais original do que todas as sete do grupo terem sido garotas do tempo em um programa taiwanês? Cada garota representava um dia da semana e elas ficaram famosas pelo modo com que faziam a previsão, piadas, danças, músicas. Isso atraiu a atenção do público japonês, até que o debut no Japão foi decidido (clipe acima). O segundo single está agendado para ser lançado mês que vem e já sei que posso esperar um ótimo material musical vindo dessas garotas. Além disso, espero vê-las alcançando o sucesso em outros países da Ásia. 

JKT48 (Indonésia) & SNH48 (China)

JKT48 - Heavy Rotation


SNH48 - Heavy Rotation

Pensei duas vezes antes de colocar estes dois grupos na lista. Pode parecer confuso se você não conhecer a raiz de tudo, o grupo japonês AKB48 (estou começando a gostar muito delas, isso é um sério problema). Elas são um fenômeno de vendas no Japão e o maior girlgroup do país. Seguindo o conceito "ídolos que você pode conhecer", o criador do projeto decidiu expandir o sucesso por outros países asiáticos. Mas como? Criando os sister groups. Estes sister groups, como o SNH48 e o JKT48, cantam as mesmas músicas do AKB48, só que no idioma daquele país a qual o sister group pertence. É basicamente a mesma coisa. Vale a pena colocar nesta lista? Não sei, talvez eu me arrependa futuramente. Continuo achando que as músicas em japonês sempre soarão melhores e que o AKB48 sempre conseguirá se superar. No entanto, para aqueles que nunca tinham escutado nada vindo da Indonésia (euzinha aqui, ó!), é legal. JKT48 é a sigla de Jakarta (capital da Indonésia) e SDN48 significa Shangai (cidade chinesa). 

Menções honrosas: E-Girls do Japão, Sexy Zone do Japão (o sucesso deles já está garantido, mas ok). 

Espero que tenham gostado do post e comentem suas opiniões sobre os grupos que falei. Compartilhem suas opiniões. 

Um Comentário

  1. Eu aaamo k-pop,principalmente SUJU♥ e SNSD♥,mas é sempre legal conhecer novos grupos.
    Achei as Weather Girls muito fofas!
    Adorei o post,Rebecca!

    ResponderExcluir