Livros com temática de Relações Internacionais

by - domingo, fevereiro 04, 2018

Como estudante de relações internacionais, tenho que estar sempre à par dos acontecimentos do mundo, lendo livros da área, etc - eu tento, na verdade. No entanto, existem momentos em que não sinto vontade de ler nada acadêmico, momentos em que prefiro a ficção, por exemplo. O legal da literatura é que posso unir o útil ao agradável: que tal ler livros que carreguem alguma temática das relações internacionais? 

Separei alguns livros que, ao meu ver, se encaixam bem nessa categoria. Vamos dar uma olhada?

Para começar bem, minha primeira e maior recomendação é O livro do destino da Parinoush Saniee - que já foi resenhado aqui no blog. Nunca vi ninguém comentando sobre ele, o que é uma pena porque este é um livro espetacular. Proibido no Irã, conta a história de Massoumeh, uma jovem na Teerã pré-revolucionária. Prepare-se para uma verdadeira viagem ao Irã, sua cultura e história através das páginas desta obra! O livro do destino trata com maestria de assuntos relevantes - como os conflitos resultantes do que é ser mulher em um país sob transição e conservador.

Já que estamos falando de Oriente Médio, minha próxima recomendação são duas histórias em quadrinhos maravilhosas. A primeira é Persépolis, autobiografia da iraniana Marjane Satrapi. Através das páginas de seu livro, podemos compreender melhor o que foi a Revolução Islâmica na pele de uma mulher - Satrapi, de um dia para o outro, se vê obrigada a usar o véu islâmico. A outra dica é O árabe do futuro, uma trilogia autobiográfica de Riad Sattouf, que conta sobre a juventude no Oriente Médio - em especial, a Síria. Entre esses duas, a minha HQ preferida é O árabe do futuro. Gostei mais dos traços do desenho, do colorido e achei mais divertido.

Continuando no Oriente, falemos de Nas sombras do Estado Islâmico de Sophie Kasiki. Conheço quem não tenha gostado deste livro, mas eu gostei. Trata-se de um livro que muito certamente te deixará indignado em algum momento. O leitor precisa estar de mente aberta para não tecer julgamentos sobre a autora. Nas sombras do Estado Islâmico é o testemunho de uma mulher francesa que decidiu ir para a Síria e unir-se ao Estado Islâmico. Acho que esse livro mostra bem como o grupo terrorista recruta membros estrangeiros e europeus, assim como o perfil dos recrutados.

Minha próxima indicação é o livro O século XXI pertence à China?, a transcrição de um debate entre Henry Kissinger (o próprio!), Fareed Zakaria, Niall Ferguson e David Li. Um livro bem curtinho, mas repleto de informações - lembro de ter lido em uma tarde. Por se tratar de um debate, é bem dinâmico e tem aquela troca de farpas típica, uma vez que os debatedores têm opiniões diferentes. A graça está justamente aí, em ler sobre pontos de vista distintos com relação à ascensão da China.

Ainda na Ásia, minha próxima dica são três biografias. Para você que tem interesse no regime norte-coreano (e seus mistérios), a minha recomendação é Para poder viver de Yeonmi Park e Fuga do campo 14 de Blaine Harden - este último, é a biografia de Shin Dong Hyuk. Ambos contam sobre sua dramática jornada em busca da liberdade. São livros emocionantes e dolorosos. Porém, todo o cuidado é pouco! Tanto Yeonmi Park quanto Shin Dong Hyuk já voltaram atrás com seus relatos, contradizendo situações que foram mencionadas no livro. Portanto, não leve tudo como 100% verdadeiro. Eu sou Malala de Malala Yousafzai e Christina Lamb também é um ótimo livro. Impossível não se sentir inspirado com a história de Malala e grato pela chance de estudar.

Para finalizar com chave de ouro, recomendo Procurado de Peter L. Bergen. Comentei sobre esse livro no Instagram e vi que ninguém conhecia. Também foi uma surpresa para mim, encontrei bem por acaso na Bienal de 2017. Esta obra relata a caçada de Osama Bin Laden. Trata-se de um livro muito completo, do tipo que não deixa sobrar duvidas. Repleto de entrevistas com pessoas que trabalharam e ajudaram, de alguma forma, a localizar Bin Laden - tanto americanos quanto paquistaneses. Li rapidinho e recomendo demais! Os apaixonados por Segurança piram!

________________________________________________

Espero que tenham gostado das minhas indicações. Bateu aquela vontadezinha de ler algum dos títulos acima? Já leu algum desses? Tem alguma recomendação para mim? Deixe nos comentários!

You May Also Like

0 pessoas devoraram