Resenha: Um conto sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz

by - quarta-feira, maio 27, 2015


O conto de João e Maria nunca foi tão sombrio quanto em Um conto sombrio dos Grimm. Engana-se quem pensa que João e Maria são apenas dois irmãos que tiveram a desventura de encontrar uma casa, feita de doces, de uma bruxa má. A real - e bem sombria - história começa muito antes, quando os desafortunados irmãos ainda nem existiam. E termina muito tempo depois do acontecimentos que envolvem a bruxa má e a casa de doces. Adam Gidwitz trás ao leitor uma versão divertida e descontraída de um dos contos mais famosos dos irmão Grimm. Mas não se engane, a história ainda sim é sombria, com muito sangue e... Melhor tirar as crianças da sala antes de abrir o livro!

"Era uma vez... Três palavrinhas para lá de batidas. Não, esta história pode até parecer conhecida. Mas ela é diferente de tudo o que você já leu. Sim, João e Maria são irmãos. E, sim, eles acabam encontrando uma casa feita de guloseimas, onde mora uma bruxa malvada e blá-blá-blá. Só que aqui eles fogem da própria história, perambulam por várias outras e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!".

O livro é dividido em nove histórias que acopladas contam a "verdadeira" história de João e Maria. São elas: O fiel Johannes, João e Maria, As sete andorinhas, Irmão e irmã, Um sorriso vermelho como sangue, Os três fios de cabelo dourado, João e Maria e o reino destruído, João e Maria e o dragão, João e Maria e seus pais. Fiquei curiosa para saber se estes contos foram realmente criados pelos Grimm ou não e se esta é realmente a "verdadeira" história dos irmãos desafortunados mais famosos da literatura - mesmo sabendo que falar em veracidade em conto de fadas é relativo. 

As histórias não são muito longas e só me lembro de não ter gostado de uma ou duas por serem mais arrastadas do que as outras. 

A narrativa é o que o livro oferece de melhor, com constantes e engraçadas pausas dramáticas do narrador, além de palpites e avisos de que o que está por vir pode realmente ser muito ruim. Repito, muito ruim. Achei a narrativa bem alá Rick Riordan, então acredito que os fãs desse autor certamente irão se identificar ou sentir atraídos por Um conto sombrio dos Grimm

A diagramação do livro é espetacular. A capa por si só já chama a atenção, mas por dentro, o livro ainda consegue se superar com ilustrações na borda das páginas que em muito combinam com a história. 

Um conto sombrio dos Grimm é um livro para curiosos, que como o próprio autor diz, leia, se ousar!

Título: Um conto sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Número de páginas: 270
Editora: Galera Júnior
Nota do Como Devorar Livros: 4/5

You May Also Like

8 pessoas devoraram

  1. Quero muito ler esse livro, á começar pela capa com traços simples, perfeita.
    Desde Once Upon A Time que amo contos de fadas contados de forma diferente, sombrio, etc.

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a capa é linda, não é? O livro é ainda mais perfeito por dentro.
      Se você curte OUAT, tenho certeza que irá se encantar por essa historia também. :D

      Excluir
  2. Eu sou apaixonada por contos de fadas, e quero muito ler esse livro, ainda mais por sem sombrio, não tem nada melhor.

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Gostei muito da dica principalmente por você falar que a narrativa é igual a do Rick que adoro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa é bem parecida com a do Rick mesmo! Acho que você vai curtir :D

      Excluir
  4. Oláa,
    Realmente, a capa desse livro chama muito a atenção. Compraria só por ela, hehehe
    Fiquei bem interessada pela trama. Nunca li algo de João e Maria, e acho que seria bem legal se eu tentasse algo novo. Bem, vou anotar a dica. Só espero gostar da leitura!!!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir