Com pipoca: A Ditadura Perfeita


A sumida decidiu aparecer: eu! Já faz umas semanas desde que dei as caras aqui no blog, mas isso são águas passadas! Hoje venho falar de um filme espetacular que assisti nos últimos dias. A Ditadura Perfeita, ou La Dictadura Perfecta, que estreou há menos de uma semana no Netflix e a minha vontade é de fazer com que todo mundo assista a esse filme o mais rápido possível. Darei um único motivo: o filme é uma produção mexicana! - e se você está pensando no quão dramática as produções mexicanas costumam ser, irá se surpreender e muito com este filme. A começar pelo fato que eles mesmos, os mexicanos, tiram sarro de seus dramas. Conhecidos por sua ênfase no drama, eles souberam muito bem, é dar ênfase as críticas.

A Ditadura Perfeita é um filme satírico político, que segue a linha de um cômico realista. Mas como assim um cômico realista? As situações podem até te fazer rir, mas não demora muito até você cair na real e perceber que aquilo tudo que está sendo passado não é nada mais do que a nossa própria realidade. Então, você ri novamente, só de que desta vez, de nervoso.

O filme conta a história de um governador acusado de corrupção que faz um trato com a maior emissora de televisão do país, para que a mesma mude a sua imagem perante a população. Apesar de falar muito sobre política e como muitos políticos - não só no México ou no Brasil - agem, o filme pode ser visto até mesmo por aqueles que não se sentem muitos engajados politicamente, os assuntos abordados são diversos: a mídia e seu poder de persuasão, a postura dos cidadãos mediante aos fatos apresentados na televisão, a alienação, a violência, entre outros.

Conta com um elenco de ponta, super consagrado e até mesmo conhecido por aqueles que já assistiram a, no mínimo, umas quatro novelas mexicanas. Lembram do Miguel de Rebelde? Digamos que ele deixou de ser rebelde (faz tempo, na verdade) e agora encarna no papel de um jornalista frio e calculista. Não só ele, como todo o elenco é igualmente incrível e talentoso, além de terem se encaixado perfeitamente em seus papeis.

O cenário é tipicamente mexicano, o que em muito me agradou, principalmente o do interior. E me agradou mais ainda ao ver que em momento algum a produção estava procurando seguir o padrão hollywoodiano.

A Ditadura Perfeita carrega críticas pesadas, porém perfeitamente posicionadas. Chega a ser, em certo ponto, polêmico, porque para os conhecedores da mídia mexicana, sabe-se muito bem que a produção cutucou - e bem! - uma certa emissora do país. Alguns dos ocorridos no filme realmente aconteceram com políticos, o que torna tudo ainda mais real, se é que é possível tornar esta produção mais realística do que já é.

Como disse anteriormente, o filme está disponível no Netflix dublado e com legendas. Até o dia em que assisti, as legendas em português estavam um pouquinho atrasadas, então optei por assistir totalmente em espanhol. Então, já fiquem avisados!

A Ditadura Perfeita é uma verdadeira espetacularidade do cinema mexicano, que muito possivelmente, te deixará ainda mais intrigado com o mundo a nossa volta. 

Share:

1 pessoas devoraram

  1. Sempre bom ver a relação promíscua entre governo e grande mídia. Não precisaria mudar muita coisa para colocar a Globo no lugar da tv do filme! Tem uma crítica em
    www.artigosdecinema.blogspot.com/2016/05/a-ditadura-perfeita-la-dictadura.html

    ResponderExcluir