Com pipoca: filmes do Studio Ghibli que você precisa assistir!


O Studio Ghibli é conhecido mundialmente por suas famosas animações e as constantes comparações com os estúdios Disney e Pixar, chegando a ser chamada de "Pixar japonesa". As animações do Studio Ghibli carregam uma essência que eu simplesmente adoro, apresentam - e em certas histórias, até mesmo se inspiram - em contos ou no folclore japonês. É por este motivo que vejo as animações deste estúdio mais voltadas para o público oriental do que ocidental. Nem por isso os filmes deixam de ser tão aclamados mundialmente, basta ter um pouco mais de paciência para assistir a uma animação com duração mais longa do que as que está acostumado a assistir. O resultado é sempre o mesmo: uma linda história por trás das cortinas, variando entre a simplicidade e uma história mais carregada. Conversando com um amigo meu sobre essas animações que merecem ser assistidas por qualquer um, veio a ideia para este post: filmes do Studio Ghibli que você precisa - repito, precisa! - assistir! E se o problema for o idioma, não se preocupe, a maioria dos filmes já foram dublados para português. Agora, vamos a lista? 


Começando com o maior clássico do estúdio, Meu vizinho Totoro, lançado em 1988, é um filme incrivelmente simples, porém encantador. Conta a história de duas irmãs, Mei e Satsuki, que acabam de se mudar para o interior do Japão e encontram uma criatura misteriosa na floresta próxima a casa em que estão vivendo. O filme não tem muitos acontecimentos, mas nem por isso cai na chatice. Adoro a simplicidade da história e é impossível falar de Ghibli e não mencionar Meu vizinho Totoro. Recomendadíssimo! 


O Mundo Pequenino, lançado em 2010, é uma das minhas animações favoritas! Filme bem fluído, com traços maravilhosos no desenho, trilha-sonora que fiquei escutando por semanas e uma história que me cativou muito. Resumindo, achei o filme mágico. O Mundo Pequenino conta a história de seres pequeninos que sobrevivem roubando itens de humanos e que por medo de entrarem em extinção, evitam ao máximo serem vistos por eles. No entanto, as coisas mudam na família Clock quando a pequenina Arrietty é descoberta e vira amiga de um humano. 


Ponyo - Uma amizade que veio do mar é um filme discutido por fãs do Studio Ghibli. Enquanto uns adoram o filme (eu me incluo nessa lista), outros consideram Ponyo um dos mais fracos do estúdio. A animação é inspirada na lenda japonesa Urashima Taro e no conto A Pequena Sereia - essa mistura de conto ocidental e lenda oriental faz com que eu goste mais ainda. O filme conta a história de Sosuke, um menino de cinco anos, que certo dia encontra Ponyo, um peixinho dourado, na beira da praia. Sosuke decide protegê-la a todo custo e Ponyo deseja tornar-se humana para ficar ao lado do menino. Porém, Fujimoto, o feiticeiro do mar, quer Ponyo retorne às profundezas do oceano. 


Adaptação do livro de mesmo nome, O Castelo Animado é outro filme encantador do estúdio. Os traços são lindos e adorei, simplesmente adorei, o castelo do filme! Sou louca para ler o livro e comparar logo com o filme. Sendo fiel ou não, o resultado da animação não é outro senão incrível. Sofia tem dezoito anos e trabalha na chapelaria de seu pai e sem querer, acaba esbarrando com o mágico Hauru. Uma feiticeira faz confusão e acaba lançando sob Sofia um feitiço que a faz ficar com noventa anos, é quanto ela decide fugir e acaba encontrando o castelo de Hauru. 


O melhor dos melhores, meu favorito, nunca me canso de assistir! Desde criança, sou apaixonada por A Viagem de Chihiro. Não existe animação que me encante mais do que esta e a cada vez que assisto, capto uma coisa diferente no filme. Estudando japonês, ele tem ainda mais graça e oferece um parâmetro bem legal do folclore de lá. Por gostar tanto, fica difícil falar de Chihiro. Tudo nesse filme beira a perfeição! Conta sobre a jornada de Chihiro em um mundo fantasma, com seres fantásticos - muito fantásticos mesmo! - e onde humanos não são bem vindos. 

E você, já assistiu ou pretende assistir a algum desses filmes? 

Share:

8 pessoas devoraram

  1. Oi Rebbeca :D
    Uma amiga minha ja indicou quase todos esses titulos e mais alguns pra eu assistir. O problema é que me falta tempo D: Sempre dou mais atenção aos livros do que aos animes D:

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arranje um tempinho para assistir a esses filmes, vale muito a pena! :-)

      Excluir
  2. Nossa, eu amo anime! com certeza vou ver todos esse.
    Gostei muito do blog! Estou seguindo

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não assisti nenhum desses filmes, mas Meu Vizinho Totoro e A Viagem de Chihiro sempre vejo ser comentado em páginas do facebook. Colocarei eles na minha lista, parecem interessantes e relaxantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste A Viagem de Chihiro primeiro! Acho que este filme prende muito mais a atenção do telespectador do que Meu Vizinho Totoro, que não tem muita ação. :D

      Excluir
  4. Ok, você me convenceu. Embora não tenho gostado muito de Totoro, vou dar uma chance para Chihiro nessas férias, prometo, hahahaha.

    ResponderExcluir