Resenha: Quem é você, Alasca? - John Green

by - segunda-feira, março 03, 2014

























Só não gostei dessa capa, suja muito rapidinho. 

Lembram quando eu disse que não pretendia ler outro livro de John Green tão cedo? Eu também disse que não acreditava ser capaz de cumprir esta promessa e realmente não fui, mas não me arrependo de ter quebrado a promessa por um único (e grande) motivo: Quem é você, Alasca? é melhor livro de John Green que li até agora. 

Miles Halter é um adolescente fanático por últimas palavras e decide sair em busca de seu Grande Talvez ao ler as palavras finais de François Rebelais, "Saio em busca de um grande talvez". Então, Miles se muda para o internato Culver Creek, deixando para trás qualquer vestígio de sua vida sem-graça. Lá, enquanto caminha em direção de seu Grande Talvez, ele desfruta do "primeiro": o primeiro amor, as primeiras amizades e a primeira dor. 

A narrativa de Green é certamente uma das minhas favoritas, se baseia unicamente em uma viagem de ida sem volta aos pensamentos de seus personagens e neste caso, de Miles, chamado por seus amigos de Culver Creek de "Gordo" por ser extremamente magricelo. 

A história pode não chamar muito a atenção de primeira, só que é justamente aí que se encontra um dos pontos positivos deste livro. Ele carrega uma essência maravilhosa. Um gostinho de high school, diversão, amizades verdadeiras, amores - sejam eles recíprocos ou não -, que foi impossível não gostar e até rir das bobeiras dos personagens. 

O título escolhido para edição brasileira se encaixou muito melhor na história do que o título original em inglês, Looking for Alaska. Quem ler o livro, logo entenderá porquê. Afinal, quem é Alasca? Se você começar a ler o livro com esta questão em mente, acredito que estará no caminho certo.

Não consegui encontrar muitos pontos negativos neste livro, ou algum que chamasse mais a minha atenção. Houve momentos em que fiquei com muita raiva de Alasca e dos outros personagens. Algumas - poucas - partes do livro me pareceram desnecessárias, mas nada com muita relevância.

Quem é você, Alasca? é um livro muito agradável de se ler, sobre ser jovem e as descobertas inesperadas da juventude. Que atire a primeira pedra quem não se identificar com uma parte ou outra.

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Número de páginas: 230
Editora: Intrínseca
Nota do Como Devorar Livros: 5/5

You May Also Like

6 pessoas devoraram

  1. Olá Rebecca! Você deixou um recado no meu Skoob me convidando a conhecer o seu blog.Olha, achei realmente muito legal, bem organizado, tá muito fofo! Andei lendo alguns posts e achei o seu jeito de escrever bem agradável. Acontece que eu também tenho um blog, estou começando agora, ainda estou organizando as coisas. Mas eu gostaria muito de poder fazer uma parceria com o seu blog! Parceria mesmo, não só troca de selos. Não encontrei a opção de parceria nem de contato por aqui, não sei se é de propósito, mas tudo bem! Se você puder me dar uma resposta, eu agradeço! Beijos

    http://lendoagenteseentende.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não morro de amores por John, mas esse é um livro que só ouço críticas boas e que quero muito ler, depois da sua resenha mais ainda.
    Beijos
    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Recebi seu convite lá no skoob e vi conferir!
    Menina, sabe que ainda não li ele? Na verdade o único livro do John Green que eu li foi "O Teorema Katherine" que tem resenha lá no meu blog: http://baudhistorias.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-teorema-katherine-john-green.html

    Eu curti o Teorema, e até baixei o e-book de "Quem é você Alasca?" Mas ainda não me animei para le-lô.

    Abraços, Carolina Piovesan
    Editora Chefe
    http://baudhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pretendo ler esse livro em breve :D

    xoxo
    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro e... sério que esse é o melhor livro do Green?? eu ainda estou preferindo "A culpa é das estrelas" apesar de ter gostado bastante desse livro. Acho que depois do "grande acontecimento" (não vou dar spoiler" eu achei que o livro ficou um pouco cansativo. apesar de ter gostafo muito do inicio.. não sei, eu ja estava lendo querendo que acabasse.. achei forte demais em relação a reação do Gordo sobre o "acontecimento" apesar de entendê-lo perfeitamente.
    é um livro dos bons, mas eu não sei se terei vontade de re ler. Eu normalmente avalio os livros assim.. Vale a pena ler de novo ou não... então esse por enquanto é um dos "Não", mesmo que eu indique a leitura. xD
    (sim, esrtou nessa contradição de gostei e não gostei desde que terminei de ler. kkkkkk)

    Adorei a resenha e go blog. Estou seguindo.. sem duvidas... Obrigada pela passadinha no meu ;*
    Volte sempre e farei o mesmo!

    bjs
    Naty Rangel
    livrosdanatyrangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rebeca! Adorei a sua resenha sobre Quem é você, Alasca! Sou fã do John Green e estou muito ansiosa para ver o filme!

    Seu blog é lindo!! Estou seguindo!!

    Beijinhos
    Poli
    http://resenharia.azurewebsites.net/

    ResponderExcluir