Resenha: Antes que eu vá - Lauren Oliver

by - sexta-feira, abril 26, 2013

Título: Antes que eu vá
Autor: Lauren Oliver
Número de páginas: 358
Editora: Intrínseca
Nota do Como Devorar Livros: 3/5

Samantha Kingston é veterana e uma das garotas mais populares da escola em que estuda, Thomas Jefferson. É namorada de um dos garotos mais cobiçados, tem sempre uma festa para ir e amigas tão populares quanto ela. Tudo acontece numa sexta-feira. É o tão esperado dia do Dia do Cupido, mas este, acaba se tornando seu último dia. Sam acaba recendo sete chances de reviver o dia de sua morte. Ela acaba aprendendo lições inimagináveis e antes de ir por completo, descobre o que é viver. 




Antes que eu vá estava na minha lista de livros que pretendia ler no ano de 2013. Estou muito contente porque, dos quatro livros que mencionei nessa lista, já li três! O livro me chamou a atenção há um tempinho por conta da sinopse, mas também preciso admitir que a capa é chamativa, daquelas que se destacam em uma prateleira. 

O livro tem altos e baixos. Desta vez, comecemos pelos pontos negativos. Os personagens do livro não foram feitos para agradar o leitor. Fiquei com raiva da maioria deles durante toda a minha leitura. Embora eu saiba que muitos desses personagens são retratos da realidade, eles passam longe de personagens cativantes. Os que mais gostei foram os menos mencionados. 

Algumas perguntas ficaram em aberto ao final do livro. Fiquei com duvida em algumas partes, pois acho que a autora não explicou muito bem esse processo de "reviver sete vezes o mesmo dia". O ritmo da história ficou lento em algumas partes, mas nada que atrapalhe a leitura. 

A ideia é ótima e o livro certamente nos faz refletir sobre assuntos que não nos preocupamos em nosso dia-a-dia. Apesar de os personagens não serem nem um pouco cativantes, eles são envolventes e a autora soube aprofundar perfeitamente nos problemas dos principais, destacando seus defeitos e qualidades. 

Conforme avançava com a leitura, ficava com medo de me decepcionar com o final. Mas ele não decepciona! Na verdade, o final é ótimo e eu até que comecei a gostar um pouco mais de Sam com esse final. 

É um livro bom, mas não "lindo" como vi muita gente dizer. Não há nada que o faça emocionante e também não acho que tenha sido essa a intenção da autora. A leitura é bem tranquila, com uma narrativa jovem e agradável. Recomendo! 

"Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo.
Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje."

You May Also Like

7 pessoas devoraram

  1. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, em parte porque quero saber como é a escrita de Oliver fora de Delírio e em parte porque já li milhares de resenhas sobre o livro e elas me chamaram a atenção. Gostei da sua sinceridade na resenha, na verdade, pela sinopse já dá pra imaginar (pelo menos um pouquinho) que a história não é uma cascata de felicidade. Não vou criar expectativas para o livro, não quero me decepcionar, odeio quando isso acontece :(

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Esse livro estava na minha meta para 2012 mas infelizmente não consegui realizar a leitura, agora ele está no topo da lista de 2013 e vou comprar em breve, ainda bem que li sua resenha porque agora vou ler o livro sem tanta expectativa, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Muitas pessoas já me indicaram e falaram que é muito bom, que é isso e aquilo. Como não sabia muito sobre o livro não tinha muitas expectativas, oque é ótimo quando for ler. Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://www.sonhandocomlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi, indiquei seu blog numa tag lá no meu blog.
    Ficarei muito feliz em ver a tag respondida.

    http://thebooksmylife.blogspot.com.br/2013/04/respondendo-tag-campanha-de-incentivo.html

    ResponderExcluir
  6. Me apaixonei pela escrita da autora com Delirio e Pandemonio, e este livro está entre os meus desejados! Adorei sua resenha!

    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Essa foi a primeira resenha não tão favorável desse livro que li. Já ouvi falar muito bem dele e já me recomendaram várias vezes, mas ainda não tive a oportunidade de ler.

    Já estou seguindo o blog ;)

    http://blogityours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir