Aprendendo vários idiomas ao mesmo tempo

by - sexta-feira, março 09, 2018


Dia desses estava conversando com um amigo e comentei que havia começado a fazer aulas de mandarim, ele ficou chocado. Como assim eu estava estudando mandarim e japonês ao mesmo tempo? Isso não é impossível?

Achei a situação engraçada. Afinal, nunca pensei que fosse impossível, a única coisa que passou pela minha cabeça é que talvez eu me confundisse em algum momento. Impossível é algo forte demais. Depois dessa conversa, tenho parado para pensar bastante nesse assunto, sobre como lido com vários idiomas no meu dia a dia sem me embolar e com naturalidade. 

Para os que gostam de idiomas, estar envolto por eles é sempre um prazer enorme. E eu faço isso com muito prazer. Cada vez mais, tenho me aproximado da comunidade virtual de poliglotas e ao assistir o empenho que cada um coloca em aprender determinado idioma, me sinto motivada e certa de que realmente nada é impossível no universo das línguas estrangeiras. Uma simples pesquisa em palestras realizadas por poliglotas também mostram como dominar vários idiomas está longe de ser uma missão impossível ou algo que somente mentes brilhantes podem fazer. 

Coloque na sua cabeça que seu desempenho será proporcional à sua dedicação - eu coloquei na minha. Por algum motivo, quando o assunto são idiomas, as pessoas tendem a permanecer em suas respectivas zonas de conforto ou esperam que duas horas de aula por semana sejam suficientes. Recentemente, vivi uma experiência que me abriu os olhos e fez perceber que eu mesma estava na minha zona de conforto com relação ao inglês. Não é porque acreditamos dominar bem um idioma que precisamos deixá-lo de lado e priorizar outros: o equilíbrio é necessário

Só você mesmo pode dizer como conciliar três, quatro, cinco universos (ou seriam idiomas?) na sua rotina. O máximo que posso fazer é vir aqui e compartilhar o que tem dado certo comigo. Uma coisa, no entanto, é fato: se você querer, você aprende - do seu jeitinho, no seu próprio ritmo. O "impossível" é só algo que você ainda não começou a desvendar. 

Dito tudo isso, vamos as dicas!

Áudio em inglês e legendas em francês

Só usando como exemplo mesmo. Você pode assistir um filme espanhol e colocar legendas em italiano, alemão, o que for. O que vale aqui é colocar o seu cérebro nativo em português para trabalhar em dois idiomas ao mesmo tempo. Parece loucura, mas funciona. Se você tem dificuldade para acompanhar áudio e legenda, com o tempo, pega o jeito.

Estude um idioma a partir de outro

Essa dica é para colocar a cabeça para trabalhar mesmo! Ao invés de procurar materiais em seu idioma nativo, que tal tentar em outro idioma? Não falo somente de materiais, mas também na hora de procurar por significado de palavras, frases, etc. Por exemplo, que tal vídeo-aulas de francês em espanhol? Uma coisa que tenho feito bastante agora que comecei a estudar mandarim é usar um dicionário online japonês-mandarim. Dessa forma, estou praticando dois idiomas ao mesmo tempo. 

Faça amigos de vários lugares do mundo

Eu gosto muito de usar aplicativos para falar com estrangeiros. Minha maior descoberta foi o HelloTalk, por onde fiz vários amigos japoneses. Esse aplicativo é muito bom porque deixa bem claro que o objetivo ali é o intercâmbio de culturas e idiomas, nada de namoro. Além disso, é possível trocar com frequência o idioma que você está aprendendo, o que te permite fazer amizade e procurar pessoas de várias partes do mundo e bater papo com elas. 

Se você procurar por pessoas que falem os idiomas que está aprendendo, fica ainda mais fácil de inserir esse idioma no seu dia a dia. Tem horas que estou teclando em japonês, depois mando mensagem para alguém em inglês, aí comento alguma coisa em espanhol, assim por diante. Esforce-se para tornar este contato diário.

Procure por pessoas que te inspirem e motivem

Nunca é bom comparar a sua página 22 com a página 245 de outra pessoa. No entanto, é possível manter uma relação saudável com pessoas que nos inspiram. O studygram/studyblr (contas no Instagram ou Tumblr voltadas para estudo) é um ótimo lugar para encontrar pessoas com objetivos parecidos ao seu e que compartilham sua rotina de estudos online. No meu caso, me sinto muito motivada ao assistir os vídeos da Lindie Bottes no YouTube, ela fala bastante sobre como é estudar idiomas sozinhas e etc. Em suma, procure por quem te motive e te faça querer melhorar a cada dia. 

Separe um dia ou momento para cada idioma

Sendo sincera, isso é algo que raramente faço, mas reconheço que pode ajudar muitos. Costumo deixar que meu humor decida qual língua estudar naquele dia e quando estou com vontade, chego a estudar mais de um.

No entanto, se você se sente mais confortável separando um dia para dedicar-se a um único idioma, tudo bem também. Crie uma agenda, uma rotina de estudos adaptada a sua realidade. Pode ser que na segunda-feira você queira estudar inglês, mas no fim de semana queira ficar livre. Que tal pegar um fim de semana só para assistir filmes em francês e o seguinte em espanhol? Eu costumava assistir filmes franceses nas sextas-feiras. 

__________________________________________________________________________

Espero que tenham gostado das dicas. 

Lembrem-se sempre que para aprender um idioma não tem idade. Se joga, vai! 

You May Also Like

2 pessoas devoraram