Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie
Minha primeira leitura de Agatha Christie não podia ter sido melhor! Assassinato no Expresso do Oriente já era um livro que me interessava pelo título (tudo graças à palavra "oriente", só não me pergunte o motivo porque isso nem eu sei) e quando vi que meu ator japonês favorito ia estrelar na adaptação cinematográfica japonesa deste livro, soube que precisava ler o quanto antes. Encontrei essa edição lindíssima durante a Black Friday e não pensei duas vezes! Nem teve como, né? Adoro romances policiais e de mistério, mas tirando os livros do meu tão adorado Sherlock Holmes, só li outros poucos do gênero.
Hercule Poirot é um detetive que, ao viajar no Expresso do Oriente, acaba ficando preso no mesmo devido a uma nevasca. Na manhã seguinte, um passageiro americano é encontrado morto em sua cabina com doze facadas e a porta trancada por dentro. Poirot decide tomar o caso, seguir as pistas ou desviar-se delas, para solucioná-lo.
Quando digo que não poderia ter começado minha leitura de Agatha Christie de outra forma, é porque Assassinato no Expresso do Oriente me prendeu do início ao fim. A escrita é envolvente e apesar de conter muitas informações, não é cansativa. A narrativa é carregada de um sarcasmo que me fascinou, mostra os esteriótipos criados pelos próprios europeus de ingleses, franceses, italianos, americanos e outras nacionalidades. Não foi nem o caso em si que acabou despertando meu interesse, mas sim, o desenrolar dele. Afinal, o caso em si não parecia tão complexo ao início, mas conforme Poirot ia tentando solucioná-lo, novas perguntas vão surgindo ao leitor e ao detetive da história. Para tornar o livro ainda mais interessante, ele é dividido em três partes: os fatos, os testemunhos e "Hercule Poirot para e pensa".
São muitos personagens, todos bem caracterizados e apresentados ao leitor, que eu simplesmente adorei! Gostar dos personagens não é algo que se espere muito de um romance policial, mas não considero Assassinato no Expresso do Oriente um romance policial pesado. Pelo contrário, ele é muito simples ou enrolação. Se o leitor for bastante atento, conseguirá descobrir o criminoso antes mesmo de terminar o livro.
O livro não é longo, o que é outro ponto que gostei bastante. Quando um romance policial é muito longo, vou esquecendo dos detalhes importantes conforme novos detalhes vão sendo acrescentados.
Não posso dizer se é ou não o melhor livro de Agatha Christie, mas certamente é um dos melhores para quem estiver interessado em começar a ler as obras desta escritora. É justamente o tipo de livro que vale por cada página.
Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor(a): Agatha Christie
Número de páginas: 196
Editora: Nova Fronteira
Nota do Como Devorar Livros: 5/5
7 pessoas devoraram
Sempre quis ler algo da Agatha, e este livro está no topo da lista. Não sei se vou poder comprar agora, mas qualquer coisa eu pego da biblioteca, afinal, parece ser muito bom. Beijos
ResponderExcluirhttp://desfocandoideias.blogspot.com
Hey!
ResponderExcluirEu sou apaixonada pelos livros da Agatha e posso dizer que ela arrasa!!
Os meus preferidos dela são: O Natal de Poirot e Morte no Nilo <3
Fiquei com muita vontade de ler esse também!
Essa edição é muito legal *--*
Beijos!
http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/
O Natal de Poirot é bom? Já ouvi falar de Morte no Nilo e é o próximo da autora que pretendo ler! ;)
ExcluirOi Rebecca! Nunca li livros dela, mas já ouvi falar tão bem! Esse título também chama minha atenção e o fato de ele ser capa dura é <3.
ResponderExcluirBeijos, Lis.
umareescrita.com.br
Morte no Nilo, Assassinato de Roger Ackroyd e O Caso dos Dez Negrinhos (E Não Sobrou Nenhum) junto desse, são os 4 mais famosos.
ResponderExcluirDetalhe para A Casa do Penhasco, meu xodó kkk
Ola,
ResponderExcluirParabéns pela resenha,esse livro também foi o primeiro que eu li da Agatha e eu amei a historia,muito bom mesmo,me prendeu do começo ao fim e ta na lista dos melhores livros que já li.
Bjos.
http://namorandolivros.blogspot.com.br/
Acabei de comprá-lo e lendo essa resenha minha vontade de lê-lo aumentou ainda mais!! Agatha Christie simplesmente é genial!
ResponderExcluir