Resenha: Joana e Maurício - Igraínne Marques
Joana e Maurício, de Igraínne Marques, é um livro que foi amor a primeira vista. Quando me deparei com o livro no Facebook, suas citações compartilhadas me deixaram extremamente curiosa. Ao final da leitura, me senti encantada pela história e tocada pelos personagens.
Joana e Maurício pertencem a diferentes classes sociais. A única coisa que os aproxima e os torna iguais é a idolatria ao poema, motivo pelo qual começam a trocar cartas entre si até se tornarem dependentes da palavra escrita para conseguirem viver. Suas cartas são o espelho de seus corações, são seus questionamentos, descontentamentos, dores, causados por amor ou não, transformados em poema.
O livro é todo escrito em cartas e isso trouxe um ar ainda mais encantador a história. Afinal, o leitor depende do que Joana e Maurício querem passar para o papel - suas angústias acumuladas, perguntas sem resposta, pensamentos - para juntar as peças do quebra-cabeça. Quando digo que é um quebra-cabeça, é porque realmente é um - daqueles com mais de quinhentas peças em que é preciso muita atenção para montar e descobrir a figura final. Não estranhe se ficar com um ponto de interrogação aqui e ali, isso é um reflexo da complexidade dos personagens, tão humanos, que compreendê-los está longe de ser uma necessidade.
Joana e Maurício é um livro que requer muita atenção. Embora sua leitura seja rápida, não é fácil. As cartas trocadas pelos personagens são poéticas, metafóricas, por vezes contraditórias, o que exige do leitor uma atenção, talvez, maior do que a esperada. É preciso saber ler as entrelinhas, o que torna a história ainda mais linda. Nem tudo está ao alcance do leitor.
Liberte-me, Joana. A prisão das palavras é a pior cela que há nesse mundo. Não ter voz é não ter chão.
Ao meu ver, o romance entre Joana e Maurício estava fadado a dar errado desde o início, mas a persistência dos personagens é mais uma prova do quão humanos eles são - e ser humano significa que suas ações estão sempre propensas a interferências sentimentais - e de que o amor pode ser tão intenso a ponto de se tornar devastador.
No livro, embora seja mencionado uma guerra, não fica esclarecido o período em que a história se passa. Isso não foi algo que me incomodou, muito pelo contrário, só intensifica o fato de que o mais importante não é o mundo exterior, mas o mundo que Joana e Maurício criaram para eles através de suas cartas, um mundo cujo único acesso é através da palavra escrita.
Seguimos nossas vidas, Sra. Poole. Algumas coisas só não são para acontecer. O destino jamais precisou de motivos.
É incrível como a autora conseguiu escrever com tamanha delicadeza um romance tão intenso como o de Joana e Maurício. Personagens bem construídos, com suas particularidades em que o leitor possivelmente se verá refletido. Gostei muito de Joana e Maurício, talvez até mais de Maurício do que de Joana.
Joana e Maurício é um livro que tem tanto para oferecer que uma leitura não é suficiente. Isso o torna tão amplo que acredito que possa ser lido por todos, independente da idade, mas estando ciente de que será um livro que te deixará intrigado, comovido e com vontade de escrever uma carta para os próprios personagens com o mesmo tom poético que as deles.
Eu me disfarço de poeta para poder escrever o que jamais pude burlar, Joana. A poesia é a genialidade do grito surdo. E eu estou surdo de tanto implorar pela sua resposta. Fuja comigo.
Não irei me cansar de tecer elogios a Joana e Maurício. Um livro tão único e encantador que como diz em sua contra-capa: há ambiguidade demais para ser só mais um romance.
Gostaria de agradecer a autora por ter aceitado a parceria com o blog e cedido seu livro para resenha. Muito obrigada, Igraínne!
Título: Joana e Maurício
Autor(a): Igraínne Marques
Número de páginas: 144
Editora: Buriti
Nota do Como Devorar Livros: 5/5
19 pessoas devoraram
"A única coisa que os aproxima e os torna iguais é a idolatria ao poema, [...]." OHHHH! Amei. A capa é linda e parece ser uma história muito bonita também! Adorei a resenha.
ResponderExcluirBeijos!
http://postandotrechos.blogspot.com.br/
Muito obrigada pelo elogio! A história é linda sim, assim como a capa! :D
Excluiraameeeeeeei a capa! tão cute mds! *o* eu amo esses livros feitos só de cartas, é tão "fora do comum" adorei o post! pretendo ler esse livro, e logo ahaha
ResponderExcluirxoxo
http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/
Leia sim e logo, tenho certeza que você irá adorar! XD
ExcluirOi, Rebecca! Tudo bem? Nossa, estou impressionado o quanto meu conto se parece com esse livro! :O Mas enfim, adorei a premissa do livro e fiquei interessado para ler a obra! :) Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br
Aww *-* Menino, vamos conversar! Adoro conhecer autores, ainda mais quando escrevem de forma parecida. É incrível saber que tem gente (como a gente) por aí. :D
ExcluirOi, Tony! Fiquei curiosa para ler seu conto!
ExcluirOlá, Rebecca!
ResponderExcluirDeve ser uma leitura bem interessante, pois os historiadores conseguem saber sobre relacionamentos famosos somente através da analise de cartas. É o caso de D. Pedro I e sua amante.
Beijos!
SUA ESTANTE
Gatita&Cia.
Sim, é uma leitura muito interessante! Realmente recomendo. :)
ExcluirUau, adorei a resenha! Parece ser um livro bem intenso e profundo, fiquei bastante interessada.
ResponderExcluirBeijos.
madrugadadeleitura.blogspot.com.br
Você descreveu muito bem! É um livro bem intenso e profundo. Só faltou falar que é poético também! hehe :D
ExcluirObrigada pela resenha, querida! Você foi uma fofa e amei tudo o que você disse! Sua análise deixou o meu dia mais lindo e cintilante! <3
ResponderExcluirAwww! Fico muito feliz que o livro tenha tornado o seu dia mais bonito. Sou eu quem agradeço pela confiança em me enviar o livro para resenha. Muito obrigada mesmo! <3
ExcluirAdoro esses títulos com nome de casais, sempre são livros que me deixam bastante intrigada! Sua resenha foi tão belamente escrita que é impossível não sentir vontade de ler esse livro! Parabéns por conseguir passar tantas informações e sentimentos nesse post <3
ResponderExcluirBeijos,
Bia.
www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_
Muito obrigada pelo elogio! Fiquei muito contente com o seu comentário! Também adoro títulos com nome de casais, são tão encantadores <3
ExcluirOi Rebecca!
ResponderExcluirNão conhecia o livro ainda, mas apesar dos seus elogios não fiquei com vontade de ler porque romance não é um gênero que eu curto muito.
Livros epistolares podem funcionar bem ou serem desastrosos, mas pelo jeito esse funcionou.
Sucesso para a Igraínne.
Beijos,
alemdacontracapa.bogspot.com
Uou, primeira pessoa que vejo que não gosta de romances! :O
ExcluirOii Rebecca
ResponderExcluirQue resenha linda! Não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei super curiosa para conhecer depois da sua resenha, parece tão profundo e poético, e além disso a questão de serem somentes cartas me deixou curiosa, é diferente e original. Que bom que vc gostou
Beijokas
Alice
naprateleiradealice.blogspot.com.ar
Oi, Alice!
ExcluirMuito obrigada pelo comentário! O livro é lindo sim, eu nunca irei me cansar de recomendá-lo! :)