Resenha: Tempestade de Fogo - Andrew Lane

by - terça-feira, julho 15, 2014

Título: O Jovem Sherlock Holmes - Tempestade de Fogo
Autor: Andrew Lane
Número de páginas: 360
Editora: Intrínseca
Nota do Como Devorar Livros: 3/5

Leia as resenhas dos volumes anteriores da série O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte, Parasita Vermelho e Gelo Negro

O jovem Sherlock Holmes está de volta! Sem trégua entre uma aventura e outra, o futuro detetive estranha o sumiço de seu mentor, Amyus Crowe, e sua filha, Virginia, e crê que algo deve estar por trás da fuga de seu mentor. Sherlock não está errado. As pistas deixadas por Amyus levam ele e seus dois companheiros de aventuras - seu melhor amigo, Matt, e seu professor de violino, Rufus Stone - à Escócia. Lá, as coisas também não estão muito calmas. Misteriosos sequestros e roubos de cadáveres, assassinatos e pior ainda: um homem que diz ser capaz de controlar os mortos. Será que o jovem Holmes conseguirá sair dessa e encontrar seus amigos? 

Finalmente mais um livro da série O Jovem Sherlock Holmes para a minha estante! Tempestade de Fogo é o quarto volume da série e somos apresentados a mais uma aventura do detetive mais querido da literatura. Apesar de não ver tanto reconhecimento por parte do público e pouca divulgação por parte da editora, esta uma das minhas séries prediletas atualmente. O Jovem Sherlock Holmes tem justamente o ar mistério que toda história voltada para Holmes deve ter, mesclando com um toque mais juvial para ser adaptar a idade de Sherlock e o público-alvo. Se você já é fã de Holmes, é uma leitura mais do que recomendável. Se ainda não o conhece, é um ótimo jeito de conhecer e depois partir para os contos de Sir Arthur Conan Doyle (autor de Sherlock Holmes). 

Deixei bem claro em minha resenha de Gelo Negro, terceiro volume da série, o quanto o livro havia me encantado e que acreditava se tratar do melhor livro da série até então. Pois a minha opinião não mudou. Achava que depois de Gelo Negro, o que estaria por vir seria ainda melhor e ansiei bastante por isso. No entanto, Tempestade de Fogo peca ao não carregar uma narrativa tão atraente e de tamanha qualidade quanto os volumes anteriores. Em partes pela expectativa criada, o livro me decepcionou muito. 

O mistério pouco me interessou ou envolveu. Não só isso, o modo como tudo se resolveu me pareceu a saída mais fácil criada pelo autor para explicar os acontecimentos, o que, portanto, em nada me agradou. O cenário, quem sabe, tenha me agradado mais do que todo o resto da história. Andrew Lane apresenta um novo plano de fundo a cada livro. Desta vez, o leitor é apresentado e levado até a Escócia. Simplesmente adoro a simplicidade com que o autor oferece ao seu leitor uma rica viagem pelo continente europeu. 

Os personagens continuam bem trabalhados, mas ainda estou no aguardo de um livro em que meus favoritos recebam maior atenção. Lane desenvolve um romance fofinho porém não tão cativante entre Sherlock e Virginia. Pela visão que tenho de Holmes, por já ter lido muitos contos e livros deles, é difícil enxergar o lado de Sherlock apresentado pelo autor ao criar um romance com a filha de Amyus Crowe. Cheguei a me perguntar se não era um tanto apelativo, mas retratando a adolescência de Sherlock, chega a ser compreensível e da minha parte, aceitável. 

Tempestade de Fogo é o livro mais fraco da série. Mas no geral, não se trata de um livro ruim. Vale a lida pelo motivo que é quase fato: Sherlock é Sherlock!

You May Also Like

2 pessoas devoraram

  1. Olá, Receba! Tudo bem?
    Apesar de seguir o blog, não tinha parado para visita-lo ainda. Achei muito fofo, parabéns!
    Eu ainda não havia visto nenhuma resenha sobre o livro, mas tenho uma quedinha pelo Sherlock e com certeza eu vou procurar saber mais sobre a série!

    Beijos,
    http://cantinhodaleituraedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amo Sherlock Holmes mas ainda não tive a oportunidade de comprar os livros, mas vou tentar comprar em breve, adorei a sua resenha e seu blog, uau, você está de parabéns!
    Beijos :D

    Jackson - http://tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir