Não adianta, não tem final de ano sem retrospectivas, sem uma breve recapitulação dos acontecimentos ocorridos ao longo do ano. Particularmente, adoro retrospectivas. 365 passam tão rápidos como em um piscar de olhos, certos acontecimentos passam despercebidos e outros não. De Janeiro à Dezembro, li 31 livros. Uns melhores do que outros, uns que me marcaram mais, outros que só terminei por pura insistência. Espero poder ler ainda mais livros no ano que está por vir, mas falemos do agora. Quais são os 5 melhores livros que li em 2013? 

Lembrando que esta lista não segue nenhuma ordem preferencial ou de importância. 

A Seleção de Kiera Cass é um livro que certamente se destacou no ano de 2013. Seja pela capa ou pela semelhança com o sucesso Jogos Vorazes, o que fez com que muitos deixassem de ler ou perdessem o interesse pela história. Apesar dos pesares, é um livro incrível, principalmente se você gosta de distopias e contos de fadas. De uma narrativa tão leve e suave, que não tem como não gostar. Não é por acaso que levei somente um dia para terminar de ler. 





Custei muito para ler Fazendo meu filme - A estreia de Fani de Paula Pimenta e se me recordo bem, falei sobre isso em minha resenha. O livro me surpreendeu muito, superou completamente minhas expectativas, embora o início não fuja de um clichê adolescente. É uma história simples, mas gostosa de ler, além de se habituar em nossas próprias terras. Este é provavelmente um livro que eu não esperava classificar como uma das minhas melhores leituras do ano. Talvez tenha sido isso que me fez gostar tanto deste livro. 



O livro mais lindo do ano. Não tem como descrever Por favor, cuide da mamãe de Kyung-Sook Shin com outras palavras. Além de abordar um tema sensível, muitas vezes complicado, a autora soube usá-lo como ninguém, desde a narrativa até a personalidade dos personagens. É daqueles livros, que só de ler o título, já se sabe que irá mexer com o leitor. Por ser curto, não tem como não recomendar, não tem como não gostar e querer ler tudo de novo quando se chega ao fim. 





Na minha opinião, Anna e o Beijo Francês de Stephanie Perkins é o melhor livro do ano. Quem acompanha o blog, já sabe que sou completamente apaixonada por este livro. Faço questão de recomendá-lo a todos e de dizer, com todas as palavras, o quanto gosto da história. Se você ainda não leu, leia. É sério, leia. Leia, leia, leia, leia e leia mais uma vez. 






Para fechar com estilo e chave de ouro, nada melhor do que um livro nacional. Fazia um tempo que estava louca para ler Sábado à noite de Babi Dewet e no início deste ano, tive o prazer de encontrar o livro em uma loja física. O resultado não foi outro, simplesmente adorei o livro e fiquei ansiosa pela continuação, que resenhei recentemente no blog. 







E para você, quais são os melhores livros de 2013? 

8 Comentários

  1. Oi Rebecca :) Tdo bem?
    Já li Anna e o Beijo Francês *-* apesar de não estar entre os meus favoritos, foi um livro super fofo que gostei bastante... Os livros de Paula PImenta estão na minha wishlist faz muito tempo, mas será muito difícil eles virem para Portugal :s
    Beijo, Jessie
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Dessa sua lista li apenas Anna e FMF e adorei FMF mas não curti tanto assim Anna. Por favor. Cuide da Mamãe é um dos livros que mais quero para 2014. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. da sua lista, li somente Anna e A Seleção, e foram dois livros que amei bastante também!
    agora não me recordo de nenhum outro que eu tenha lido e amado bastante para te indicar...
    tenho MUITA curiosidade em ler os livros da Babi Dewet, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum =/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a lista! Os que ainda não li eu tenho vontade de ler \õ/

    http://lovecardwritter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  6. Amei, amei, ameeeeei seu blog! Sério, pode ter certeza que voltarei sempre. Seu cantinho é um dos mais fofos que encontrei na internet.
    Bom, sobre os livros, já li Fazendo Meu Filme e Anna, que também estão na minha lista de favoritos! A Seleção eu quero muito ler, mas estou com dificuldade de encontrar nos sites que costumo comprar.

    Beijos,

    Beatriz Lara - http://8-particular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Becca.
    Eu adoro essas coisas de final de ano, é tao bacana selecionar os favoritos.
    Destes que voce leu, eu li somente 1. A Seleção. Menina, que livro é esse? haha foi um dos meus favoritos tb, muito bom!

    http://leitoresfeedback.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir